As apresentações são uma ótima maneira de se conectar mentalmente e emocionalmente ao seu público. Além disso, uma boa apresentação impacta diretamente na carreira de executivos.

De acordo com Nancy Duarte, especialista em apresentações, uma pesquisa realizada pela Distinction mostra que dos executivos entrevistados 86% afirmam que a comunicação influencia claramente em suas carreiras e seus ganhos. Um grande exemplo do impacto que uma boa comunicação exerce sobre a carreira foi: Steve Jobs.

O carisma e o entusiasmo, característica de suas apresentações, provocavam uma verdadeira euforia no público em cada lançamento de produto. Tais elementos, ajudaram Jobs a ficar conhecido como um dos mais extraordinários oradores de sua época. Enquanto a maioria dos apresentadores simplesmente apresentam informações, Jobs inspira. 

Mas afinal, quais foram as técnicas mais utilizadas por Jobs em suas apresentações? E como você poderá aplicá-las? Na sequência vou falar um pouco sobre cada uma de maneira breve e direta, espero que elas também sirvam de inspiração para as suas próximas apresentações.

Técnica 1: 

Use palavras-chave

As técnicas de apresentações mais utilizadas por Steve Jobs - Hoje a Apple reinventa o telefone - Onigrama Apresentações

Seja para apresentar um iPod, um notebook ou um iPhone, Jobs trazia ênfase ao tema de suas apresentações ao utilizar palavras-chave. Como por exemplo:

“Hoje a Apple vai reinventar o telefone.”

Lançamento do 1º iPhone

“Hoje temos algo de extraordinário para mostrar. Algo de especial paira no ar.” 

Apresentação do portátil e ultrafino Macbook Air.

Após a identificação do tema, certifique-se que ele será claro e consistente em toda sua apresentação. 

Como aplicar?

Imagine que você é o CEO de uma empresa e irá apresentar para seus vendedores um novo software de gestão de vendas. Normalmente você poderia apresentar, de maneira direta, desta maneira:

“Hoje vou apresentar para vocês o novo software de gestão de vendas, no qual ele irá facilitar o dia a dia de cada um…”

Agora se você estiver inspirado, poderá discursar desta maneira:

“Eu sei que vocês ficarão realmente entusiasmados com o que tenho para mostrar. A partir de hoje a simplicidade que você sempre quis para atingir as suas metas será realidade.”

Essa é a frase-chave…. a simplicidade que você sempre quis. Frases de impacto como esta facilitam a memorização, marcam o início de sua apresentação e despertam a curiosidade na plateia em ouví-lo com atenção.

Outro elemento que vale a pena observar nesta breve explanação é: suspense. Quando você aguarda uns momentos antes de apresentar o produto/ideia principal, você gera suspense e prende atenção das pessoas. Pense nisso!

Técnica 2:

Faça um resumo dos tópicos

Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Outra maneira que Jobs iniciava suas apresentações era resumindo a sua mensagem em tópicos. Como por exemplo:

“Quero falar quatro coisas hoje. Vamos começar com…”.

Como aplicar?

Utilize esta técnica no início de sua apresentação para dar segurança a plateia sobre o que será exatamente tratado.

Técnica 3:

Torne os números significativos

iPod. Mil músicas em seu bolso - Onigrama Apresentações

Jobs não vendia um hardware ou software, ele vendia experiências. E quando ele falava de números, tais valores possuem grande significado e eram concretos:

“iPod. Mil músicas em seu bolso”

Como aplicar?

Ao apresentar dados, traga significado a eles de maneira concreta. E quando puder, faça analogias para torná-los mais atraentes.

Os números por si só não significam muito, a não ser que sejam inseridos em um contexto. Por exemplo, ao falar

“Trabalhei em uma empresa que vende Pen Drives de 256 GB.”

Dependendo do seu público, 256 Gb é um valor abstrato, que não possui muito significado. Entretanto, se você inseri-lo em um contexto poderá fortalecer o seu significado e torná-lo mais concreto. Como por exemplo:

“Trabalhei em uma empresa que vendia Pen Drives de 256GB, memória suficiente para você escutar músicas 24h/dia durante 44 dias sem interrupção.”

Agora 256GB ficou mais concreto, além disso o contexto traz um significado. Faça os números dizerem algo significativo e conecte as informações para fortalecer sua mensagem.

Técnica 4:

Expresse sua paixão

Espresse sua paixão - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Jobs era claramente apaixonado por seu produto e transmitia esse entusiasmo para sua audiência com palavras e ações. Este entusiasmo além de contagiar a plateia, despertava interesse e prendia a atenção.

Como aplicar?

Muitos oradores acabam representando uma imagem de apresentador sério e formal, porém com total ausência de carisma.

Lembre-se que o objetivo é fazer com que sua plateia esteja engajada e entusiasmada a ponto de se divertirem enquanto você fala sobre sua empresa, produto ou serviço.

Se você não estiver entusiasmado, certamente a plateia não estará.

Técnica 5:

Crie slides com design simples e concisos

Slides com design simples e conciso - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Um dos aspectos mais eficazes de Steve Jobs é que suas apresentações eram fáceis de entender, com um forte elemento visual e de fácil leitura.

Enquanto a maioria dos apresentadores enche as apresentações de inúmeros gráficos complexos, textos enormes e discursos intermináveis, Jobs fazia exatamente o contrário: utilizava poucos textos e imagens em destaque em seus slides.

Como aplicar?

Trate seus slides de forma simplificada, sem excessos de informação, a fim de facilitar a compreensão. Apresentações inspiradoras são concisas e possuem muitos elementos visuais.

Técnica 6:

Crie um vilão

Crie um vilão - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Ao apresentar o iPhone em 2007, Jobs criou uma história com um vilão – os celulares existentes até então. O herói, por sua vez, era…:

“Os telefones celulares regulares não são tão inteligentes e não são tão fáceis de usar. Os smartphones são um pouco mais inteligentes, mas são mais difíceis de usar. Eles são realmente complicados … nós queremos fazer um produto mais inteligente do que qualquer dispositivo móvel já foi e super fácil de usar. Isto é o que o iPhone é.”

Como aplicar?

Crie um vilão para “combater” o seu produto/ideia. Apresente-o inicialmente para contextualizar a sua mensagem. Por fim, apresente as razões que tornam a sua ideia/produto o verdadeiro herói.

Técnica 7:

Encare a sua apresentação como um espetáculo

MacBook Air Envelope - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Em vez de simplesmente passar informações trate sua apresentação como um verdadeiro espetáculo.

Jobs utilizava vídeos, demonstrações e até convidados para fortalecer sua conexão com o público. Além de recorrer ao suspense como um recurso para tornar alguns momentos memoráveis, como por exemplo na apresentação do Macbook Air, quando retirou-o notebook dentro de um envelope A4.

Como aplicar?

Apresente seu conteúdo de uma forma mais dinâmica, intercalando slides com vídeos e/ou demonstrações isso tornará a sua apresentação mais atraente.

Técnica 8:

Opte pela regra de três

Regra de três - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Jobs instintivamente entendia que o número “3” é um número poderoso nas comunicações. Listar 3 coisas é mais interessante do que citar 2 e muito mais fácil de lembrar do que 20.

Na apresentação do iPhone, Steve dividiu sua apresentação em três seções.

1 – Ele falou sobre as funções do iPod do novo iPhone;

2 – O próprio telefone;

3 – Conexão com a Internet.

“Hoje estamos introduzindo três produtos revolucionários. O primeiro, um iPod widescreen com controles de toque. O segundo, é um revolucionário celular. E o terceiro é um inovador dispositivo de comunicação na Internet. “

Por fim ele comenta que não são 3 produtos diferentes, e sim tudo em um mesmo produto: o iPhone.

Como aplicar?

Escolha os três elementos essenciais da sua ideia para fortalecer o seu argumento e torná-lo mais memorável. Nós sabemos que é difícil escolher apenas três, mas esta decisão poderá tornar a sua mensagem mais fácil de ser lembrada.

Técnica 9:

Crie um momento memorável

Momento memorável - iPod Apple - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Nas principais apresentações de Jobs existia um momento memorável, de grande impacto. Tais momentos eram pensados para fortalecer a mensagem principal do produto.

Como aplicar?

Pense qual é a mensagem principal que você quer transmitir da sua ideia/produto. E a partir dela pense: como posso criar um momento memorável para fortalecê-la. Planeje com cuidado para que este momento realmente surpreenda a plateia.

Técnica 10:

Ensaie, ensaie e ensaie

Ensaie sua apresentação - Apple - Steve Jobs - Onigrama Apresentações

Por final, ensaie, ensaie e ensaie a ponto de se sentir seguro para encarar sua plateia.

Jobs faz com que tudo pareça fácil e simples, pois passava horas ensaiando sua apresentação. É impossível apresentar tantos detalhes com a precisão de Jobs sem uma boa prática.

Mas cuidado para não decorar o seu discurso. Treine para que a apresentação flua com naturalidade, caso você decore o discurso a apresentação poderá ficar muito robotizada.

O resultado é uma apresentação perfeitamente sincronizada entre oratória, comunicação corporal e slides.

Ahm e mais uma coisa!

Jobs no final de sua apresentação sempre acrescenta o jargão: “…ah e mais uma coisa…” do qual exibe uma nova funcionalidade ou uma banda, fazendo com que o público sinta que ganhou algo a mais.

Jobs compila uma introdução forte, demostrações do produto pelo meio e por fim uma forte conclusão acrescido de um bônus final.

Experimente trabalhar estas técnicas em sua apresentação! Espero que você perceba o quão valiosas são, quando bem trabalhadas.

Abraços e até a próxima!

Conteúdo inspirado e adaptado de:

bloomberg.comyoutube.com e forbes.com

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 Para ler

Livro Steve Jobs Livro Steve Jobs 

Para assistir

Steve Jobs apresenta primeiro iPhone

 

Steve Jobs apresenta Macbook Air