Você planeja, pesquisa, escreve, se prepara. Elabora um conteúdo de qualidade para o seu público, pensando em cada detalhe da apresentação. Então chega o momento de criar os seus slides ou o seu material gráfico… E você não sabe onde encontrar imagens gratuitas e de qualidade.

Difícil, não é? E também mais comum do que você imagina. Mesmo profissionais experientes podem ter dificuldades para encontrar um bom banco de imagens gratuito.

Para tornar nossos projetos cada vez mais atraentes, nós, da Onigrama Apresentações, procuramos incansavelmente os melhores bancos de imagens – tanto free quanto pagos. São sites que reúnem fotos de diversos estilos e facilitam nossa busca por fotos bacanas.

E, claro, queremos compartilhar essas dicas com você. Neste post, vamos elencar os 10 melhores bancos de imagens gratuitos do mundo, utilizados pelos profissionais mais conceituados da área de produção visual. Use SEM moderação e torne seus projetos, suas postagens e seus slides incríveis!

P.S.: A maior parte dos sites oferece imagens de licença Creative Commons Zero (CC0). Isso significa que você pode copiar, modificar, distribuir e utilizar essas imagens livremente, incluindo para fins comerciais, sem pedir permissão. Mas lembre-se: é sempre importante valorizar o trabalho dos fotógrafos. Por isso, se puder, atribua a autoria das fotos escolhidas.

#1 Pexels

pexels-site-royalty-free-onigrama-apresentacoes

Esse banco de imagens (e também de vídeos!) é o queridinho dos designers, publicitários, blogueiros e desenvolvedores. O Pexels reúne imagens profissionais de fotógrafos de diversos cantos do mundo. Nele, você vai encontrar fotos fantásticas e em alta resolução para o seu projeto.

A boa notícia? Todas as fotos são gratuitas para uso pessoal e comercial, e não é necessário atribuir créditos. Navegar no site também é muito simples: basta inserir o que procura na barra de pesquisa ou, ainda na página inicial, conferir as fotos mais populares do site.

Além disso, você pode filtrar as imagens por orientação, tamanho e cor. Quanto aos vídeos estão classificados por orientação e tamanho, de acordo com a sua demanda.

#2 Visual Hunt

Cores, muitas cores! O Visual Hunt é outro banco de imagens gratuito incrível, com milhões de fotos free para o seu projeto. E o principal: a maior parte delas está em alta resolução.

Os idealizadores do projeto acertaram em cheio. Depois de muita pesquisa, encontraram as melhores imagens gratuitas de muitas fontes on-line e organizaram todas em único lugar.

Assim como o Pexels, já na página inicial você encontra as imagens mais populares do site, uma mais linda do que a outra. Ao pesquisar por uma ou mais palavras, você pode classificar os resultados por cor ou então por tipo de licença.

A maioria das fotos possui licença CC0 (aquela que permite fazer o que quiser com a imagem, inclusive utilizá-la em projetos comerciais, sem pedir permissão). Para checar essa informação, basta clicar na foto que chamar a sua atenção e ver o tipo de licença, logo acima dos detalhes técnicos.

#3 Refe – Real Life Photos

Se você está buscando fotos com poses naturais, o Refe é o banco de imagens perfeito!

Ele oferece centenas de fotos gratuitas (e possui opções pagas também!), muitas delas de pessoas interagindo com tecnologia. Em sua página inicial, o Refe deixa claro seu objetivo: ajudar organizações e pessoas a criar ideias para a vida de uma forma memorável.

Para encontrar a imagem certa para o seu projeto, você pode selecionar apenas aquelas gratuitas ou então navegar pelas categorias desse banco. Entre elas, estão “estilo de vida”, “natureza”, “viagens” e outras opções para deixar seus slides ainda mais atrativos.

#4 Barn Images

Esse é apenas mais um site de fotografias gratuitas, com as mesmas fotos que você encontra em tantos outros bancos de imagens? Não! A ideia do Barn Imagens é exclusividade. Nesse site, as fotos distinguem-se muito daquelas nos arquivos repetitivos dos bancos de imagens mais famosos.

O Barn foi criado em 2015 por dois fotógrafos europeus que buscam publicar imagens autorais ou de fotógrafos conhecidos que eles respeitam. Uma rápida olhada nas imagens mais recentes basta para mostrar o diferencial desse banco de imagens gratuito. O estilo das fotos é completamente diferente do que você já viu em outros sites do gênero.

#5 Gratisography

Olhar apurado, despojado e encantador. Essas são as características do trabalho de Ryan McGuire, o fotógrafo criador do Gratisography. Todas as imagens disponíveis nesse banco de imagens são de McGuire, e o estilo é inconfundível.

As categorias são diversas: vão desde imagens de animais e de natureza até fotografias urbanas e de objetos. Diariamente, são adicionadas ao site novas fotos em alta resolução. E, assim como as imagens da maioria dos bancos citados neste post, você pode utilizá-las como quiser.

#6 Jay Mantri

Esse banco de imagens já diz a que veio na página inicial: free pics. do anything (CC0). make magic. Ou seja, imagens gratuitas para você fazer mágica nos seus projetos.

Fotos com um olhar refinado e de bom gosto: assim são as imagens do site Jay Mantri. Do colorido ao preto e branco, o fotógrafo varia constantemente o estilo de suas imagens, mas sempre explorando as linhas e curvas de paisagens e objetos.

#7 Magdeleine

Todos os dias, uma nova imagem gratuita e em alta resolução é adicionada ao Magdeleine. Como o próprio site diz, cada fotografia é escolhida a dedo para fazer parte desse banco de imagens.

Criado em 2014, o Magdeleine reúne fotos de diversos fotógrafos gringos. Entre as categorias, você vai encontrar imagens sensacionais de natureza, pessoas, arquitetura, tecnologia, entre outros temas para transformar o visual dos seus slides.

Além das categorias, é possível filtrar as fotos por licença (CC0 ou atribuição requerida), cor e tags populares. Incrível, não é? Explore esse universo e divirta-se.

#8 Move Ast

O Moveast foi o espaço criado pelo designer português João Pacheco para reunir as fotos das viagens dele pelo mundo. Além de compartilhar suas fotografias com as pessoas, o objetivo do site é encorajá-las a ter suas próprias experiências e fazer suas próprias viagens.

Nas fotos, você encontra cores e culturas, comidas e pontos turísticos, paisagens e pessoas. Uma gama ampla de opções para utilizar nos seus projetos e – quem sabe? – tomar coragem para ver o mundo com os seus próprios olhos.

#9 Travel Coffe Book

Travel Coffee Book - 10 banco de imagens com Royalty Free - Onigrama Apresentações

Quer mais registros de viagens pelo mundo? Além do Moveast, nós temos outra opção para você: o Travel Coffee Book.

Esse banco de imagens completamente gratuito foi criado por um grupo de fotógrafos para compartilhar fotos de viagens. Japão, China, Áustria, Holanda, Croácia, Chile – o Travel Coffee Book tem imagens de todos os continentes para você compartilhar um pouco do mundo com o seu público.

Todas as fotos são listadas sob a licença CC0. Isso significa, como já sabemos, que você pode fazer o que quiser com elas. E, se quiser ajudar os fotógrafos, você pode “comprar um cafezinho” e contribuir para manter o banco de imagens ativo.

#10 The British Library

O relato do Flickr da Biblioteca Britânica mostra mais de um milhão de ilustrações, desenhos e obras retiradas de livros dos séculos XVII, XVIII e XIX. Todos esses trabalhos são liberados sob a licença CC0 e podem ser usados em qualquer lugar sem restrições.

E aí, gostou das nossas dicas?

Agora você já conhece as melhores opções de bancos de imagens gratuitos para transformar suas apresentações em experiências inesquecíveis para o seu público.

Se quiser assistência profissional, nós também podemos ajudar. Conheça nosso portfólio e entre em contato conosco!

Join the discussion 7 Comments

Leave a Reply